Top Ad 728x90

4 de mar. de 2013

TV Jornal/SBT registra estado de calamidade de Carnaíba - PE devido à falta d'água

Na manhã desta quinta-feira (28 de fevereiro de 2013), a equipe da TV Jornal/Caruaru afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), esteve em Carnaíba - PE

Publicidade

TV Jornal registra o estado de calamidade dos habitantes com a falta d’água em Carnaíba
TV Jornal registra o estado de calamidade dos habitantes de Carnaíba com a falta d’água
Na manhã desta quinta-feira (28 de fevereiro de 2013), a equipe da TV Jornal/Caruaru afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), esteve em Carnaíba - PE registrando o estado de calamidade dos habitantes com a falta d’água. Dezenas de pessoas compareceram à Barragem do Chinelo que abastecia  acidade para cobrar das autoridades algum tipo de providências. Moradores da zona rural como Capim Grosso e Riacho do Peixe além de moradores da cidade fizeram suas reclamações e reivindicações em entrevistas cedidas ao jornalista Luiz Carlos Fernandes. 

Com o chão rachado, populares circulavam de um lado para outro em um lugar que um dia foi uma dimensão de água, hoje resta apenas lamentações e um chão que a gente só via em fotografias ou filmes de seca, nunca passando pela cabeça dos carnaibanos que um dia passariam pela mesma situação.

Alguns moradores já passam de dois meses sem ter água em suas torneiras muitos tendo que adquirir água de vazamentos da Adutora Zé Dantas que tem tubulações passando próximo da cidade levando água para Quixaba, Afogados da Ingazeira e Solidão. Muitos carnaibanos já escavaram cacimbas às margens do poluído Rio Pajeú para conseguir latas d’água levadas na cabeça para consumo próprio.

O senhor José Martins, morador do Bairro da Gitirana, lamentou a situação da Barragem sem água e a perda de seus animais que já morreram de fome e sede. Só resta ao agricultor três cabeças de gado das poucas que já tinha. Afirmou ainda que para poder ter água em casa, pagou o valor de R$ 150,00 em um pipa.

Dona Margarida Nunes Lima, moradora do Sitio capim Grosso, zona rural de Carnaíba, falou que muitas cidades vizinhas estavam sendo abastecidas por caminhão pipa com água retirada da Barragem do Chinelo, que hoje deixa os carnaibanos sem água e ninguém toma providências.

O ex-eletricista Antônio Geraldo dos Santos contou um pouco sobre a história da Barragem do Chinelo desde sua criação e que a cidade nunca passou pelo que está atualmente passando e relembrou que no ano de 2002, a Barragem do Chinelo recebeu tanta água que chegou a probabilidade de "estouro", e hoje ver a Barragem neste colapso.

O Conselheiro Tutelar José Ivanildo (Faniquita) cobrou das autoridades competentes uma solução rápida para que o problema seja solucionado. Argumentou a ausência da Presidente Dilma Rousseff no sertão nordestino, pois a mesma tinha que cumprir agenda no inicio do mês em Serra Talhada e por causa de um problema no pé acabou cancelando a viagem, porém na mesma data viajou ao exterior. Cobrou também providências da Compesa, do Poder Executivo municipal e estadual.


O senhor Osias Nunes Primo, um dos proprietários de terras próximas à Barragem comentou sobre a retirada de água via caminhão pipa para outras cidades, afirmou que de 80 à 100 pipas retiravam água da Barragem do Chinelo por dia.

Dona Maria das Neves Bezerra da Silva, moradora da Rua Edvaldo Florêncio, no Bairro da Caixa Dágua, recebeu a equipe de reportagem em sua casa e mostrou que abrindo as torneiras não recebe uma gôta dágua. Mostrou ainda as contas que recebe todo mês em valores acima de R$ 40,00 (quarenta reais) e é obrigada á pagar, pois não pagando perde o direito de reclamar. Afirmou ainda que sai de casa as 04:00 hs da madrugada com uma lata para tentar pegar água em um vazamento da adutora Zé Dantas à margem da PE 320. Contou que  para uso domestico está usando água do Açude da Gitirana, onde nos ultimos oito anos, parte do esgoto da cidade é jogado. 

Por algumas vezes a equipe de Tv e o Blog do Cauê Rodrigues procurou conversar com o Gerente Erks Alves que alegou estar participando de uma reunião na Gerência Regional em Afogados da Ingazeira e que por este motivo não poderia atender a equipe de reportagem. No entanto, a atendente, Patricia Nery, representou o gerente e nos concedeu uma rápida entrevista, onde ela afirmou que a vazão da adutora dos poços do caroá vai ser ampliada de 12% para 30%, sobre os pagamentos atrasados ela disse que a responsabilidade é da empresa terceirizada.

Assista a matéria da TV Jornal:

José Martins, morador do Bairro da Gitirana
José Martins, morador do Bairro da Gitirana
Dona Margarida Nunes Lima, moradora do Sitio capim Grosso
Dona Margarida Nunes Lima, moradora do Sitio capim Grosso
Ex-eletricista Antônio Geraldo dos Santos
Ex-eletricista Antônio Geraldo dos Santos
Conselheiro Tutelar José Ivanildo (Faniquita)
Conselheiro Tutelar José Ivanildo (Faniquita)
Osias Nunes Primo, um dos proprietários de terras próximas à Barragem
Osias Nunes Primo, um dos proprietários de terras próximas à Barragem
Dona Maria das Neves Bezerra da Silva, moradora da Rua Edvaldo Florêncio
Dona Maria das Neves Bezerra da Silva, moradora da Rua Edvaldo Florêncio
Fotos:  Cauê Rodrigues

Da redação do S1 Notícias
Com informações de Cauê Rodrigues/ Luiz Carlos

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90