![]() |
Dia do Deficiente Físico |
De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística [IBGE], há hoje, no Brasil, 24,6 milhões de pessoas portadoras de deficiências [PPDs].
Destas, mais de 9 milhões são portadoras de algum tipo de deficiência física. Assim, 11 de outubro é data importante para a conscientização da sociedade e a luta pela inclusão social.
Nair Borges da Silva, diretora da ASPEDEC, que assumiu a diretoria em julho deste ano, nos discorre um pouco sobre como funciona a associação em nossa cidade. Que a 4 anos funciona em Catalão, é uma associação voltada para inclusão social, no momento busca trabalhar com a inclusão no mercado de trabalho, através de parcerias com as empresas. Assim como foi feita com o SENAI no ano de 2006, auxiliando na capacitação para o desenvolvimento dos inclusivos no mercado de trabalho.
Este ano pretende trabalhar com um projeto, para a construção de um laboratório de informática, em que esperam auxilio e doações para que consigam construir.
A associação tem reuniões todos os dias 15 de cada mês, conta com cerca de 600 associados, onde nestas sessões temos palestras, com a presença de psicólogos dentre outros.
A diretora ainda retrata um pouco sobre a questão da inclusão social nas escolas do município, fala da necessidade de se ter salas especiais, nas escolas e que a inclusão só e feita com bons profissionais.
“O sonho era que tivesse um prédio, para funcionar uma escola inclusiva, com dedicação total, aos PPDs.” Diz a diretora.
E deixa sua mensagem a todos os PPDs, “Que nunca desistam e sempre busquem os seus ideais, mesmo sendo portadores de necessidades especiais, somos capazes de vencer barreiras.”
0 comentários:
Postar um comentário