Conheça mais sobre esses pequenos elementos que juntos reproduzem quase todo o mundo virtual que você conhece
Acontece todo dia: você liga o computador, utiliza todos os
softwares que precisa e sequer dá o mínimo de atenção para os principais
elementos que possibilitam sua conexão com o mundo virtual: os pixels.
Eles estão sempre ali: desde o momento em que aparece a
primeira imagem na tela até a hora em que seu sistema diz adeus no instante em
que está prestes a desligar.
Apesar de serem utilizados em todos os softwares, games e
demais conteúdos, não é comum pararmos para pensar nesses pequeninos elementos
visuais, mas é claro que há toda uma lógica de funcionamento e de criação dos
pixels.
Há mais de dois anos, publicamos um artigo dando explicações
gerais sobre o pixel, mas é claro que não foi possível abordar todos os
pormenores sobre o assunto. Hoje, vamos esclarecer alguns pontos e mostrar
algumas curiosidades.
1. Como surgiram os pixels?
A palavra apareceu lá na década de 1960, mas não se sabe ao
certo quem deu origem ao termo. O nome surgiu da combinação das palavras
picture (imagem) e element (elemento), que juntas formam o conceito do pixel:
ele é o elemento básico da imagem.
Apesar de a palavra como conhecemos aparecer em 1960, de
acordo com o The New York Times, o conceito de “elemento da imagem” já havia
sido usado em 1927 pela revista Wireless World em uma reportagem sobre o
“mosaico de pontos”.
Não há informações oficiais sobre a primeira aplicação do
pixel como conhecemos hoje. Todavia, por estar atrelado ao processamento em um
chip de computador e a reprodução de imagens em uma tela, podemos considerar
que o pixel foi inventado lá na década de 1960 junto ao primeiro monitor.
Depois disso, ele evoluiu ganhando cores e melhor definição.
2. Por que os pixels são quadrados?
Quase todos os displays do mundo são retangulares — com
mudanças na proporção. Devido a tal formato, as imagens sempre foram
programadas para dois parâmetros principais: altura e largura (seja em pixels,
centímetros ou outras unidades).
Devido a essa padronização nas telas, o pixel quadrado foi
adotado para facilitar a composição das imagens, visto que é uma forma com a mesma dimensão na
largura e altura. Além disso, é fácil unir vários quadrados, evitar lacunas e
orientá-los nos eixos vertical e horizontal.
É a mesma coisa que LEGO. As pequenas pecinhas estão
disponíveis em diferentes formatos, mas a composição de retângulos só é
possível com elementos que possuem arestas retas. Até existem peças em formato de
círculo, mas elas não conseguem formar um retângulo perfeito.
No caso dos pixels é a mesma coisa. Caso eles tivessem o
formato circular, seria muito difícil juntá-los lado a lado e compor uma imagem
retangular. Talvez, poderia haver uma solução com a sobreposição de pixels (mas
não há motivos para complicar algo que é fácil).
Conforme nota o site HowItWorks, os pixels até poderiam ser
triangulares ou hexagonais, mas, em alguns casos, seria difícil completar a
imagem. Não bastando isso, esses formatos diferentes requisitariam maior poder
de processamento. Por fim, resta explicar que o quadrado foi adotado para
facilitar a reprodução dos pixels em diferentes aparelhos.
3. O que é o subpixel? Quais tipos de arranjos existem?
Virtualmente falando, o pixel é o menor elemento da imagem.
Todavia, ele é somente a superfície do todo. Atrás do que você vê na tela do
seu gadget, há uma série de camadas programadas para trabalhar o pixel nos
mínimos detalhes.
Um display de smartphone, por exemplo, conta com uma camada
para interpretar os comandos de toque, outra para proteção, uma para iluminação
e assim por diante. No meio dessas camadas, há uma série de componentes
minúsculos que geram os subpixels.
Os subpixels são os responsáveis por indicar a iluminação e
cor específica do pixel, mas eles não funcionam de maneira idêntica em todos os
aparelhos eletrônicos. Uma tela LCD, por exemplo, usa um arranjo na horizontal
com três cores para cada pixel. Aliás, a maioria dos dispositivos que usa o
padrão RGB conta com essa mesma matriz.
Além desse arranjo clássico, um que é muito comum em
diversos smartphones é o PenTile (novidade que gerou polêmica no Galaxy S3). As
principais mudanças nesta matriz estão na ordenação, no tamanho e no formato
dos subpixels. Ano passado, fizemos uma matéria que informa detalhes sobre o
funcionamento desta tecnologia.
Tirando essas duas tecnologias, alguns outros aparelhos
eletrônicos apostam em arranjos diferentes. É o caso dos monitores CRT que
possuem um arranjo diferenciado, o qual apresentava bons resultados para a
tecnologia da época. As alterações nesses padrões são realizadas principalmente
para melhorar a qualidade de imagem e reduzir o consumo energético.
4. Como cabem mais pixels em espaços iguais ou menores?
Uma das grandes tendências dos smartphones mais recentes é a
capacidade do display para trabalhar com a resolução Full HD (1920x1080
pixels). A mesma tela de 4,7 polegadas que antes reproduzia imagens em HD
(1280x720 pixels) agora pode exibir muitos pixels a mais, o que resulta em
imagens mais nítidas. Como isso é possível?
Como já comentamos, o pixel não tem uma medida física
definida. As dimensões reais dele variam conforme o display em questão (tanto
pela tecnologia quanto pelo espaço disponível). A grande sacada nos novos
aparelhos é reduzir o tamanho de reprodução do pixel — algo que exige maior
poder do chip gráfico e uma tela com capacidade para exibir a imagem —,
garantindo que mais pixels caibam na mesma área.
Visivelmente falando, é como se os pixels tivessem seu
tamanho físico reduzido. Sem pegar um modelo específico, mas apenas fazendo uma
comparação teórica, podemos presumir que o mesmo pixel que antes tinha 0,1 mm
agora mede — e ocupa — apenas 0,067 mm.
Essa capacidade de comportar mais pixels em uma mesma região
é o que chamamos de densidade, ou seja, a concentração de pixels em um mesmo
espaço. Um display gigante (de uma televisão) com resolução Full HD exibe
pixels de tamanho maior e concentra menos pixels por polegada se comparada com
um vistor pequeno (de um celular). Veja alguns exemplos:
Tela de 55” Full HD: 40 ppi (ou 16 ppcm)
Tela de 42” Full HD: 52 ppi (ou 20 ppcm)
Tela de 24” Full HD: 92 ppi (ou 36 ppcm)
Tela de 15,6” Full HD: 141 ppi (ou 56 ppcm)
Tela de 5,7” Full HD: 368 ppi (ou 145 ppcm)
Tela de 5” Full HD: 441 ppi (ou 174 ppcm)
Como você pode ver, a densidade da tela de um Galaxy S4 (com
display de 441 ppi) é muito elevada, o que garante a nitidez absurda na
reprodução de conteúdos. Vale notar, contudo, que apesar das densidades menores
as telas grandes foram projetadas para diferentes usos, o que na prática pode
significar resultados similares.
Você não vai ficar a 10 centímetros de distância de uma tela
de 55 polegadas, pois não seria possível visualizar todo o conteúdo exibido.
Conforme as recomendações das fabricantes, a melhor forma de aproveitar a
imagem em uma tela desse tamanho é se posicionar entre 2 a 4 metros distância
do aparelho.
Quando você fica a uma distância dessas, a tendência é que,
fisicamente, os pixels diminuam de tamanho e mais pixels fiquem concentrados em
uma mesma região. Isso não aumenta a densidade real do display, mas é uma forma
de enganar um pouco a visão do espectador e compensar a baixa densidade da
tela.
5. Por que os pixels nas câmeras de smartphones têm tamanhos diferentes?
Para finalizar nosso artigo, vamos falar da questão dos
pixels em câmeras de smartphones. Esse assunto ganhou os holofotes quando a HTC
anunciou que o HTC One teria um sensor CMOS com pixels de 2,0 mícron. Agora, a
Apple anunciou que o sensor (fabricado pela Sony) do iPhone 5S tem pixels de
1,5 mícron.
Jogando o Lumia 1020 na comparação (que tem um sensor com
pixels de 1,1 mícron), o consumidor acaba tendo quase certeza de que a redução
no tamanho do pixel é algo vantajoso. Mas será que quanto menor for o pixel
melhor será a qualidade? Ou o raciocínio contrário é o correto?
Bom, primeiro é preciso pensar que variações pequenas no
tamanho do pixel e uma diferença absurda na quantidade de pixels capturados
geram resultados absurdamente diferentes. Comparando apenas imagens lado a
lado, qualquer um diria que as imagens do Lumia são melhores (algo que as
pessoas poderiam concluir devido ao tamanho absurdo da imagem).
A primeira coisa que devemos esclarecer é o porquê da
mudança no tamanho do pixel. Na verdade, as companhias vêm investindo em
melhorias no sensor para garantir que a captura de imagens em baixas condições
de iluminação apresente melhor qualidade. Basicamente, quanto maior é o pixel,
mais luz por pixel será capturada e menor será a quantidade de ruído.
Então, quer dizer que o HTC One tem a melhor qualidade? Não
é bem assim. Conforme as informações do site ClarkVision, a imagem tende a ter
melhor qualidade quando o pixel é maior. No entanto, para entender essa
questão, não basta simplesmente pensar na questão do tamanho do pixel.
Novamente, a qualidade cai em um conceito muito parecido com que existe na
densidade de pixels nos displays.
Aqui, quanto mais pixels forem capturados (aquele valor em
megapixels) e quanto maior o tamanho do pixel (que indica a presença de um
sensor maior), melhor tende a ser a qualidade da foto. O fator CFSFM (algo como
o Número de Valor Completo do Sensor da Câmera) surge da multiplicação desses
dois valores. Esse dado pode dar uma ideia mais clara de qual sensor é melhor, mas
ele ainda não pode ser o único fator de comparação. Veja alguns exemplos:
Pentax 645D: 40,4 MP – pixel de 6,0 mícron – CFSFM de 242
Nikon D4: 16,2 MP – pixel de 7,3 mícron – CFSFM de 118
Canon 1D Mark II: 8,2 MP – pixel de 8,2 mícron – CFSFM de 67
Nokia Lumia 1020: 41 MP – pixel de 1,1 mícron – CFSFM de
45,1
iPhone 5S: 8 MP – pixel de 1,5 mícron – CFSFM de 12
Claro, além dessa questão dos pixels, há diversos outros
fatores (profundidade de cores, abertura da lente, sensibilidade, capacidade de
trabalhar com ruído e outros) em jogo que impossibilitam comparações simples
entre câmeras.
A verdade é que cada celular (com seu sensor) possui
deficiências e não é possível ser bom em todas as situações, mas
definitivamente não adianta pensar apenas no tamanho do pixel para determinar
qual é o “melhor”.
Bom, esperamos que esses esclarecimentos tenham sanado
algumas de suas dúvidas. Você gosta de artigos sobre fotografia e imagem?
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Fonte: Tecmundo
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