Especialistas alertam que o quiz, muito popular no Facebook, pode acabar colocando seus dados pessoais em risco...
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Quis, qual celebridade você se parece
Foto: Reprodução
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Certamente você viu nos últimos dias muitos amigos
compartilhando o resultado do teste “Qual celebridade você se parece?”.
A divertida brincadeira, criada pelo site de jogos e aplicativos Vonvon,
permite que o usuário escolha alguma das fotos que já usou em seu perfil no
Facebook e a compare com rostos de famosos.
Os especialistas em segurança virtual da Kaspersky Lab, no entanto,
divulgaram um alerta sobre uma parte não tão glamourosa desse joguinho.
Quando o usuário opta por “conectar-se ao Facebook” e, em seguida, clica em
“Continuar como…” para fazer o teste, ele disponibiliza um vasto número de
dados pessoais à empresa.
As informações incluem nome, foto do perfil, idade, sexo,
idioma, país, lista de amigos, páginas que você curte e até o seu e-mail.
Assim, o site consegue traçar um perfil de consumo de quem participa de
seus jogos e direciona mensagens publicitárias para o potencial consumidor — no
e-mail, uma dica para se livrar de mensagens indesejadas é adotar soluções
como o Unroll.me.
A política de privacidade da empresa diz que os dados
recolhidos em seus aplicativos podem ser usados para promover produtos via
e-mail, ou ser transferidos para outras empresas.
De acordo com pesquisa da Kaspersky Lab, 63% dos internautas
dizem não ler o contrato de licença antes de instalar um novo aplicativo em seu
dispositivo. Não é a primeira vez que as políticas de privacidade da
Vonvon são criticadas. Com vários testes semelhantes ao das celebridades, o
site atrai milhões de pessoas no Brasil e no mundo.
Apesar das críticas que recebe, vale lembrar que a empresa
opera dentro da lei e do regulamento do Facebook. Se você quiser limitar o
acesso do app a suas informações, é possível escolher a opção “Editar isso”
antes de continuar o teste. Assim, você consegue desativar o envio de uma boa
parte de seus dados pessoais ao site.
O mesmo vale para testes análogos realizados por outras
empresas que solicitam informações dos usuários. Antes de aceitar participar
deles a Kaspersky Lab sugere que o usuário cheque quais dados está oferecendo.
Fontes: Exame/ S1 Notícias
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