A décima edição da pesquisa ABA/Top Brands, realizada pela
Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em parceria com TopBrands
Consultoria de Branding, na qual são destacadas as marcas mais lembradas pelos
consumidores em vários segmentos, apontou o rádio como veículo de comunicação
com maior credibilidade entre os pesquisados.
A avaliação mostra o grau de confiança na determinada categoria como um todo, independente de marca, mas que de certa forma reflete a confiança nas marcas como um todo.
Interessante notar a posição de destaque que o rádio ocupa
entre os meios de comunicação, assim como a posição um tanto desconfortável de
operadoras de telefonia móvel e operadoras de DDD.
Nesta décima edição, os portais de internet superaram as
emissoras de TV, que caíram para a terceira posição entre os veículos de
comunicação.
A pesquisa apontou que 86% dos entrevistados confiam no rádio. A TV aberta está empatada na segunda posição com os Portais de Internet com 82%. Em seguida estão jornal 81% e revistas com 80%. Vale ressaltar que o questionamento feito é se a pessoa confia ou não em determinado setor.
A pesquisa apontou que 86% dos entrevistados confiam no rádio. A TV aberta está empatada na segunda posição com os Portais de Internet com 82%. Em seguida estão jornal 81% e revistas com 80%. Vale ressaltar que o questionamento feito é se a pessoa confia ou não em determinado setor.
O setor de telefonia foi o que teve o menor grau de
confiança. Operadora de telefonia móvel ficou com 73% e as de telefonia fixa
DDD com 71%.
A pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília com uma amostra de 2020 entrevistados, divididos em cotas por sexo, idade e classe social. Foram avaliadas 15 categorias de produtos e serviços, permitindo, desta forma, comparações entre diferentes setores.
A pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília com uma amostra de 2020 entrevistados, divididos em cotas por sexo, idade e classe social. Foram avaliadas 15 categorias de produtos e serviços, permitindo, desta forma, comparações entre diferentes setores.
As categorias avaliadas foram: automóvel (por fabricante e
modelo), bancos, cartões de crédito, televisores, operadora de telefonia fixa,
operadora de telefonia móvel, planos de saúde, supermercados, medicamentos
genéricos, analgésicos, emissora de TV, emissora de rádio, jornais, revistas e
portal de internet.
Além de avaliar a lembrança de marca, o estudo aborda confiança, satisfação e intenção de recompra. “Isto permite uma análise mais profunda da real força das marcas nestas categorias, indo além da simples leitura de Top of Mind”, afirma Marcos Machado, sócio-consultor da TopBrands.
Além de avaliar a lembrança de marca, o estudo aborda confiança, satisfação e intenção de recompra. “Isto permite uma análise mais profunda da real força das marcas nestas categorias, indo além da simples leitura de Top of Mind”, afirma Marcos Machado, sócio-consultor da TopBrands.
“O estudo permite, também, cruzamentos que fornecem
análises de diferenças comportamentais por classe social, faixas etárias e
regiões”, complementa.
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