O Google trouxe para o Brasil um recurso para reduzir a disseminação de notícias falsas.
O selo de verificação de fatos se junta a outras tags – Reprodução |
O Fact Check, que começou a ser implantado no ano passado no
exterior, vai “etiquetar” publicações no buscador e no Google Notícias com a
informação de que o conteúdo daquela matéria passou por uma verificação de
fatos.
Como em todos os locais em que o recurso foi ativado, o
Google contará com agências especializadas na checagem de fatos do Brasil. Por
aqui, os responsáveis por fazer essa verificação serão Agência Lupa, Aos Fatos
e Agência Pública.
O
selo de verificação de fatos se junta a outras tags que a ferramenta do Google
já traz há algum tempo para marcar artigos que sejam sátira, comunicados de
imprensa, conteúdos opinativos, entre outros.
É a primeira ferramenta de verificação de notícias
implementada no Brasil por uma empresa de tecnologia. O Facebook também tem
sistemas similares, mas até o momento eles não são válidos para os usuários
brasileiros.
A discussão sobre as notícias falsas tem ganhado espaço na
comunidade de tecnologia nos últimos meses, impulsionadas pela eleição de
Donald Trump nos Estados Unidos.
A disseminação de conteúdo enganoso foi
apontada por muitos como fator determinante para o resultado. Isso dito, a
prática está longe de ser limitada a uma única visão política, e a
desinformação tem sido usada tanto por apoiadores de políticas progressistas
quando de conservadores.
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